João Ferreira

Foi aos 14 anos que pegou pela primeira vez numa guitarra e ganhou o gosto pela música e pelo mundo do espetáculo. Fez desde cedo parte de vários grupos e bandas, dando sempre grande importância em todos eles à composição de originais e rearranjos, estando a cargo dos coros, montagem e planeamento técnico, mas acima de tudo da guitarra.

Aprofundou os seus conhecimentos de teoria musical com o prof. João Carvalho e ingressou mais tarde no curso de Música da Escola Superior de Educação de Coimbra, altura em que descobriu a Estudantina Universitária de Coimbra e o Fado de Coimbra. Aquando da formação do grupo de fado Amanhecer em 2014, dedica-se definitiva e exclusivamente à viola de acompanhamento de fado, começa a frequentar e actuar em casas de fado, e é convidado a acompanhar vários artistas.

Dá-se como priviligiado por ter participado já em 7 álbuns e maquetes e por ter pisado palcos de norte a sul do país, arquipélagos da Madeira e Açores, Paris e Luxemburgo, com nomes como Grupo de Fado Amanhecer, Diogo Mendes, Sérgio Pereira, Estudantina Universitária de Coimbra, Patrick Mendes, Alentejo Cantado, João Francisco Cantautor, Rui Lucas, entre muitos outros.

Funda, em conjunto com Manuel Portugal e Paulo Cunha Martins em 2016, a associação Fado Hilário, onde acompanha, aprende e tem contacto com vários artistas e começa o ensino de viola de acompanhamento.

Diogo Mendes - Guitarra Portuguesa
2
Diogo Mendes - Guitarra Portuguesa
Diogo Mendes - Guitarra Portuguesa
Diogo Mendes - Guitarra Portuguesa
candeeiro